(FUVEST-SP) Quando expressa em percentagem em massa, a solubilidade de um certo sal passa de 30% a 0ºC, para 60% a 80ºC. Sabendo que a solubilidade desse sal é função linear da temperatura, calcule a massa do sal que se deposita, quando 100g de uma solução saturada, contendo 59g do referido sal, são resfriados a 20ºC.
Cheguei a 34,9g, porém a resposta é 34,4g (e não é uma aproximação)
Spoiler:Achei uma resolução na internet, a qual fala que a formula para achar a percentagem em massa da ...
↧
Solubilidade FUVEST 2ª Fase
↧
Propriedades Coligativas
Em regiões onde o inverno é rigoroso, são encontradas algumas especies de borboletas que produzem substancias causadoras de um efeito coligativo nos seus fluidos corporais, permitindo assim que elas não se congelem e consigam sobreviver.
A respeito dos efeitos coligativos, sabe-se que, quando comparados a mesma temperatura e pressão , estes dependem unicamente do numero de particulas do soluto não-volatil e não da natureza do soluto.
Baseando-se nessas informações e com relação as propriedades ...
↧
↧
Soluções
(PUCCAMP-SP) Se dissolvermos 40g de hidróxido de sódio em 162g de água, a quente, a fração molar do soluto será:
Dados: Na= 23g / O= 16g / H=1g
gabarito:0,1
Posso resolver o exercício desta forma?
Porque já vi de outras formas, como por exemplo fração molar... O que seria correto?
↧
Dúvida Enem, entalpia
A reciclagem exerce impacto considerável sobre a eficiência energética. Embora restaurar materiais que foram descartados também consuma energia, é possível que essa energia seja substancialmente menor. O gráfico seguinte indica a quantidade de energia necessária para a produção de materiais primários e reciclados. A maioria dos metais ocorre na crosta terrestre como óxidos que devem ser reduzidos para recuperar o metal elementar, o que consome grande quantidade de energia. As entalpias-padrão ...
↧
Termoquímica (Enem)
Ainda hoje, é muito comum as pessoas utilizarem vasilhames de barro (moringas ou potes de cerâmica não esmaltada) para conservar água a uma temperatura menor do que a do ambiente. Isso ocorre porque:
a) o barro isola a água do ambiente, mantendo-a sempre a uma temperatura menor que a dele, como se fosse isopor.
b) o barro tem poder de "gelar" a água pela sua composição química. Na reação, a água perde calor.
c) o barro é poroso, permitindo que a água passe através dele. Parte dessa água ...
↧
↧
Unifesp Fisico-Quimica
(Unifesp) Numa célula de combustível, ao invés da combustão química usual, a reação ocorre eletroquimicamente, o que permite a conversão, com maior eficiência, da energia química, armazenada no combustível, diretamente para energia elétrica. Uma célula de combustível promissora é a que emprega metanol e oxigênio do ar como reagentes, cujo diagrama esquemático é fornecido a seguir.
" />
onde: mp = membrana de eletrólito polimérico, permeável a íons. v1 e v2 = recipientes de grafite, contendo ...
↧
Questão de Meia-vida e Vida Média
(Fei-SP) Uma amostra de 64g de um elemento radioativo, de constante de radiatividade igual a 1/90 dias, ficou reduzida a 8g após 50 dias. A sua meia-vida e sua vida média são iguais, respectivamente, a
a) 45 dias e 28 dias
b) 45 dias e 50 dias
c) 16 dias e 16 horas e 90 dias
d) 45 dias e 90 dias
e) 16 dias e 40minutos e 90 dias
p.s.: Gabarito C
a) 45 dias e 28 dias
b) 45 dias e 50 dias
c) 16 dias e 16 horas e 90 dias
d) 45 dias e 90 dias
e) 16 dias e 40minutos e 90 dias
p.s.: Gabarito C
↧
Questão de Radiatividade
(UEMS) O lixo nuclear é um problema ambiental para a humanidade desde o final do século XX, pois os produtos da fissão formam uma mistura radioativa muito complexa e de difícil separação. Considerando o seguinte processo de desintegração com rendimento de 100%: 92U238 → 2 α 4 + 90Th234 quantas toneladas de 90Th234 serão formadas a partir de 55 toneladas de 92U238?
a) 55,7 toneladas.
b) 55,9 toneladas.
c) 56,2 toneladas
d) 53,8 toneladas.
e) 54,1 toneladas.
p.s.: Gabarito E
↧
Equilibrio Quimico
Em uma solução aquosa, íons cromato [CrO-²₄] , de cor amarela, coexistem em equilibrio com íons dicromato [Cr₂O-²7 ] , de cor alaranjada segundo a reação :
[img][/img]
Se aumentarmos a pressão , a coloração alaranjada se tornará mais intensa?
Na minha opinião galera, é sim!! Pois quando se aumenta a pressão , o deslocamento do equilibrio vai para o lado de menor número de mols que no caso é o direito
--> onde fica a coloração alaranjada , concordam ?
Comentem
↧
↧
(UFRGS) Pressão de vapor
13) (UFRGS) Considerando as três soluções do desenho, pode-se prever que a relação entre as pressões de vapor das mesmas é:
![]()
A) P1 > P2 > P3.
B) P2 > P3 > P1.
C) P1 > P3 > P2.
D) P3 > P1 > P2.
E) P2 > P1 > P3.
GABARITO: D

A) P1 > P2 > P3.
B) P2 > P3 > P1.
C) P1 > P3 > P2.
D) P3 > P1 > P2.
E) P2 > P1 > P3.
GABARITO: D
↧
Termoquímica (FUVEST-SP)
Uma das reações que ocorrem na obtenção de ferro a partir da hematita pode ser representada por:
Fe2O3(s)+3CO(g)–>2Fe(s)+3CO2(g)
O calor liberado por essa reação é cerca de 29kJ por mol de hematita consumida.Supondo que a reação se inicie a 25ºC e que todo calor liberado seja absorvido pelo ferro (o qual não chega a fundir) a temperatura alcançada por este é de ordem de:
(Calor específico por mol de ferro: 25J/molxºC)
Gabarito: 6x10^2 °C
↧
(UNESP) Eletroquímica e Reação química
O peróxido de hidrogênio (H2O2) pode participar de reações de oxirredução como oxidante ou como redutor. Por exemplo, em meio ácido, íons dicromato são reduzidos a íons crômico (Cr3+) pelo peróxido de hidrogênio, conforme a reação representada pela equação:
Escreva a equação química balanceada da semi-reação de redução do peróxido de hidrogênio à água em meio ácido.
Resposta:
Gostaria de saber se minha resolução está correta e se H+ e H3O+ são a mesma coisa.
Obrigada !
↧
Equilíbrio iônico com ácidos polipróticos UEL
Nos lagos tropicais, devido à alta temperatura da água, o metabolismo dos organismos aumenta, fazendo com que o fósforo inorgânico dissolvido seja rapidamente assimilado e incorporado na sua biomassa. Esse é um dos principais motivos pelos quais, nestes lagos, a concentração de fósforo inorgânico é muito baixa. O fósforo inorgânico pode estar presente em diferentes formas iônicas em função do pH do lago. O diagrama a seguir mostra as formas iônicas do fósforo em função do pH.
↧
↧
Eletrólise (niquelação)
O que acontece, numa niquelação de uma peça [Ni --- Latão (liga de cobre e zinco) -- com NaCl(aq)], se eu substituir a fonte de corrente contínua por uma fonte de corrente alternada de alta frequência. Por quê?
↧
(UNITAU) Balanceamento Redox
A reação não balanceada, possui como coeficientes, respectivamente:
a) 1, 2, 3, 4, 5
b) 3, 8, 3, 4, 2
c) 8, 3, 8, 3, 3
d) 2, 8, 4, 2, 3
e) 5, 2, 1, 4, 4
Alguém me ajude com o nox do nitrogênio. Estou tentando fazer desta maneira:
Os 2 nitrogênios estão reduzindo. Qual deles devo usar?
↧
Eletrólise [dúvida 2]
Quando tem uma solução com cátions e ânions e coloca-se eletrodos + e -, os cátions vão para o (-) e os ânions vão para o (+). Mas qual a função, exatamente, dos eletrodos, quando se considera diferentes elementos formantes. Porque, tipo, de todo jeito não vai ter uma DDP vinda de um gerador que vai fazer o que eu disse acima?
↧
(UFRRJ) Soluções
O hidróxido de lítio (LiOH), usado na produção de sabões de lítio para a fabricação de graxas lubrificantes a partir de óleos, é obtido pela reação do carbonato de lítio (Li2CO3) com o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2). Quantos gramas de hidróxido de lítio são produzidos, quando se reage totalmente 100 mL de uma solução de carbonato de lítio a 0,2 M com uma solução de hidróxido de cálcio a 0,1 M.
Massas atômicas:
Li = 6,941 u
O = 15,899 u
H = 1,008 u
↧
↧
Soluções
(UFMG) Numa aula no Laboratório de Química, os alunos prepararam, sob supervisão do professor, duas soluções aquosas, uma de cloreto de potássio, KCl, e uma de cloreto de cálcio, CaCl2.
Após observarem a variação da temperatura em função do tempo, durante o preparo de cada uma dessas soluções, os alunos elaboraram este gráfico:
[img][/img]
Considerando-se as informações fornecidas por esse gráfico e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que
a) a dissolução do CaCl2 diminui ...
↧
Dúvida
Toda solução insaturada é homogênea ?
↧
Fuvest-SP
As temperaturas de início de solidificação de três soluções, A , B e C , são, respectivamente, TA , TB e TC. As soluções em questão são aquosas, de mesma concentração em mol/L , e seus respectivos solutos são ácido acético, cloreto de hidrogênio e sacarose. Assim, pode-se afirmar:
a) TA=TB=TC
b) TA>TB>TC
c)TB>TA=TC
d)TA=TB>TC
e)TC>TA>TB
gabarito:E
OBS: Respondi letra C, pois cloreto de sódio e acido acético se dissociam em dois, fazendo com que o sistema A e C obtenha o mesmo numero ...
↧